Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bodas de Caná ou Núpcias de Caná (João 2, 1 – 12)


Título: "O início dos sinais"
Ano de execução: 2000-2004
Dimensões: 210 x 320 cm
Técnica: Óleo sobre tela colada em madeira


Esta é uma festa mas, não é uma festa qualquer, pois, aqui se celebra a vida e Vida Plena. Todos os discípulos de Jesus estão convidados e é garantido que o Vinho não vai faltar, nem Cordeiro e nem Pão.
Este texto de João é, complexos, cheios de símbolos, personagens e mergulhos profundos envoltos em mistérios, que por sua amplitude, nos esperam para serem revelados e isso não sessa nunca.
Para assim refletirmos devemos lê-lo lentamente em sua integra com total atenção em seus detalhes, mantendo em mente que: a Bíblia é palavra viva de Deus.



Título: "Jesus e Maria em Caná da Galiléia"
Ano de execução: 2000-2004
Dimensões: 210 x 240 cm
Técnica: Óleo sobre tela colada em madeira
(2, 1 - 12) - No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento havia acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não tem mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”
Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. Jesus lhes disse: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até à borda. Então lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventes que haviam retirado a água – chamou o noivo e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!”. Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua Glória e os seus discípulos creram nele. Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali ficaram apenas alguns dias.

O texto tem seu início nos colocando no ”terceiro dia” , dia da ressurreição de Jesus. João faz muito isso, alguns teólogos afirmam que todo o Evangelho de João gira em torno da crucificação e ressurreição de Jesus - inclusive este que vos escreve.
Pode-se dizer que Maria é a primeira serva deste novo tempo e também que ela é a serva mais experiente quando o assunto é Jesus e por isso diz aos serventes desta festa: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”, muito semelhante a sua prontidão, como servente, ao assumir a sua missão: “Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” (Lucas 1, 38), e assim se torna a primeira serva.
Em uma festa, quem deveria informar que acabou o vinho seria o mestre-sala, palavra que significa: o empregado do casal real, e quem está fazendo este papel é Maria, e assim podermos entender que Maria é o(a) mestre-sala.
Deus não faz acepção de pessoas e aqui Maria está presente como serva, com toda humildade que este papel requer, é por isso que Jesus, de uma forma que muitos entendem como ríspida, diz: “Que queres de mim, mulher?”, é desta forma que Maria se coloca diante de Deus, como Serva e Mulher.
O proceder de Maria diante de Deus sempre foi corretíssimo, e é a serva Maria que ensina este proceder aos outros serventes quando diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”, e quem tem que fazer tudo que Jesus disser são os discípulos, portanto, eles são os serventes desta festa.
Continuando na linha das transformações, naquele tempo o responsável pelo vinho era o noivo, e quem está providenciando isso é Jesus, então podemos entender que Ele é o noivo. E não há nada de errado em assim considerar, pois, a teologia não tem compromisso com o fato, além disso em muitos momentos no Antigo Testamento Deus se põe como Noivo, e sua noiva é Israel (sua infiel esposa), o mesmo se aplica na Aliança de Deus com a humanidade, isso também pode ser considerado um noivado.
Os elementos, água e vinho também tem sua participação nesta festa, para o povo judeu a água simboliza a vida, e não é atoa, para quem vive em uma região tão seca não é difícil entender o motivo. Além disso aqui está a água (vida) que será transformada em vinho, que simboliza a vida plena, vida sem morte. Estes elementos tem um vinculo teológico muito forte ao longo da história do provo de judeu.
Quando o povo judeu é liberto da escravidão, imposta pelo Faraó do Egito, Deus determina que, o sangue de um cordeiro deveria ser aspergido nas portas e soleiras, para que o Anjo da Morte não entre naquela casa (Êxodo 12, 13 e 13, 15). Aqui no texto de João, ele quer mostrar que em Jesus está a Nova e eterna Aliança, o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus, será derramado e a morte será definitivamente vencida, é o próprio Jesus quem diz: “... Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.” Marcos (14, 24).
O comentário do mestre-sala tem a ver com a pedagogia de Deus ser inversa a dos homens: “Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!”, Deus sempre reserva o melhor, o advir nos reserva a Vitória, o melhor da Festa.
Por tudo isso, cada um de nós tem a honra de receber este convite, para participar da grande celebração da Plenitude da Vida, como discípulo e servo, deixe-se transformar e assim transformar tudo a sua volta. Afinal a morte foi vencida para você e por você.
O convite que você está recebendo tem o endereço e como chegar lá. É em Caná da Galileia e o Caminho é Jesus.
Não esqueça de confirmar a sua presença.
R.S.V.P.



10 comentários:

  1. Oi Du,
    Jamais deixaria de atender a esse convite, onde graças tal qual vinho nunca se acabam, mesmo quando nossas esperanças estão prestes a morrer. Um grande abraço, Iris

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de estar nessa festa.Parabens . Um beijo Luca

    ResponderExcluir
  3. essa festa foi unica q maravilha . mais nao fiquem preocupado; por nao estar la . jesus esta preparando uma grande ceia as bordas do codeiro o gloriaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Jesus nos convida para transformarmo-nos desde ja, e isso deve partir de dentro de cada um de nós. A água que devemos oferecer é a nossa vida que será transformada em vinho, ou uma abundante Vida Nova.
    Muito obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Dessa história se pode tirar dois fatos, A mãoainda mandava nofilho (deus) e já existia a bebedeira e jesus e maria no meio.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que você não tenha entendido o texto.
    Primeiro: não procure fatos na bíblia, pois, a bíblia não é um documento e sim uma história de fé de um povo;
    Segundo: bebedeira existe desde que existe bebida alcoólica e isso data de bem antes de Cristo;
    Terceiro: Jesus e Maria estavam em uma festa (eu estive em uma ontem, estavam servindo cerveja e eu não vi ninguém bêbado), festa é festa, bebedeira é bebedeira.
    De qualquer forma, muito obrigado pelo seu comentário.
    Domingos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. QUERIDO, É MARAVILHOSO VER DEUS SE EXPRESSAR ATRAVÉS DO TEU INTERPRETAR. Pr.JOSIRENI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pastor, me inclua nas suas orações.
      Grande e fraterno abraço.

      Excluir