Google Website Translator Gadget

domingo, 29 de agosto de 2010

1 Coríntios 12, 31s ; 13 - A hierarquia dos carismas. Hino á caridade


Esta reflexão não foi eu que a escolhi, é um pedido de uma pessoa de fé inabalável e que me é muito cara, ela se chama Iris e mora em Recife. Por vir de uma mulher, recebi o pedido com estranheza, pois Paulo era muito machista, influência sócio cultural de sua época, coisa que não era peculiar a Jesus.
Após sua súbita conversão Paulo sai em missão junto com Barnabé, em suas viagens Paulo, plantava as suas sementes e seguia em frente em sua missão de apostolo de Jesus. Ele não perdia de vista as comunidades que deixava aos cuidados de um fiel e se comunicava e aconselhava por meio de cartas, as quais o tornaram uma das personalidades mais conhecida em nossos dias. Ele se comporta conforme a comunidade que se encontra, para ele o fundamental é manter a unidade da mesma.
Em Coríntios, a comunidade cristã está com alguns problemas de conduta, problemas comuns a uma comunidade, desvios de caráter, desvios de mérito que desencadeiam uma série de outros problemas, Paulo tenta explicar que os méritos são de Deus, os discípulos e o apóstolo são apenas operários e servos da vontade deste mesmo Deus.
O texto de Paulo que se segue é um verdadeiro dualismo platônico, e um dos textos bíblicos mais conhecidos entre nós, esta verdadeira obra prima de Paulo, nos apresenta um contraste entre este mundo imperfeito e o devir perfeito de Deus.
1 Coríntios 12, 31s; 13 A hierarquia dos carismas. Hino á caridade
Aspirai aos dons mais altos. Aliás, passo a indicar-vos um caminho que ultrapassa a todos.
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como bronze que soa ou como címbalo que tine.
Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que tivesse toda fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, nada seria.
Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse meu corpo às chamas, se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria.
A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho.
Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor.
Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade jamais passará.
Quanto às profecias, desaparecerão.
Quanto as línguas, cessarão.
Quanto à ciência, também desaparecerá.
Pois o nosso conhecimento é limitado, e limitada é a nossa profecia.
Mas, quando vier a perfeição, o que é limitado desaparecerá.
Quando era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança.
Depois me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança.
Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face.
Agora meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, essas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.

Aqui a palavra “amor” ganha um significado coletivo, o do “amor ágape” e é traduzida como “caridade” que é, para Paulo, um dos dons do Espírito Santo e tem o mesmo significado que amor ao próximo.
Paulo se esforça no sentido do que realmente vale a pena, e que devemos aspirar as coisas que nos colocam a serviço de Deus e quando o fizermos, façamos pelo motivo correto, sem que nos vangloriemos e sem barganhas.
Paulo não enumera os dons do Espírito Santo como a Igreja o faz, em 12, 8 –11 são nove os dons: sabedoria, ciência, fé, cura, milagres, profecia, falar em línguas e interpretar estas línguas. Em 13, 13 estão acrescentados: esperança e caridade (amor). Sua preocupação consiste em que a comunidade funcione como um organismo vivo e pulsante e para tal é necessário que tudo e todos o façam de maneira comprometida e que edifiquem o todo e não a parte.
Pessoalmente prefiro a palavra discípulo à palavra apóstolo, e como um verdadeiro discípulo Paulo almeja o bem maior, sua reflexão deveria ser estudada e aprofundada por todas as instituições em nossos dias de hoje, não se trata de uma fórmula mágica ou de um grande milagre, ela é simples e objetiva e nos faz vir a tona aquela questão que não se cala: qual a parte que me cabe neste todo?
Paulo nos mostra o devir, o Reino de Deus onde somente o amor gratuito e comprometido com o todo nos será necessário. Um Éden onde andaremos nus e sem ressalvas, um Reino onde a língua falada é a da verdade e a do amor, onde o conhecimento suplanta a revelação e a profecia, onde inveja e a ostentação não encontram pouso.
Paulo entende que este Reino pode e deve ser instalado aqui, e que para isso, todos estes dons do Espírito devem ser observados mas, com o crivo da caridade que é o amor com todas as suas divinas propriedades. Paulo nos diz ainda: 6, 17 “... aquele que se une ao Senhor, constitui com Ele um só Espírito.”




Quando tudo que fazemos for com amor, tudo fica assim: http://www.youtube.com/watch?v=o05Z_EiG6Rs




Quadro: Carlos Araujo - "O Espírito Santo" Bíblia - Citações"

8 comentários:

  1. Oi Du,
    Obrigada pelo carinho.
    Não sabia que Paulo era machista, mas o importante é lição de amor a Deus e a humanidade que ele nos deixou.
    Um grande beijo,
    Iris

    ResponderExcluir
  2. Professor, mais uma vez assertivo!!
    A reflexão me levou a um outro ponto que não sei se é correto rs, que no final das contas o que importa não é o que temos feitopara implantação do reino, e sim como temos feito, podemos ter feito muito pouco, mas se iluminados pelo amor-caridade, muito teremos feito.


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Iris minha querida, sofremos até hoje alguns efeitos culturais e sociais, nossa sociedade ainda é machista e vem desde o berço, basta olhar como se educa um filho e uma filha.
    Obrigado pela sua escolha, muitas vezes é difícil escolher uma passagem para se produzir uma reflexão.
    Um grande beijo,
    Du.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana, conviver em comunidade é sempre muito complicado, conflitos, fofocas, mal entendidos... O que Paulo valoriza é a unidade e que façamos tudo por ela, para ele também tudo que soma é dom do Espírito Santo e quando realizamos qualquer coisa neste sentido, somos meros instrumentos de Deus.
    P.S. Estou com saudade deste povo santo de Mauá.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos, meu mestre.
    Sua opinião sempre me foi de muita valia e fico muito lisonjeado com a sua presença.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Ola Pro como sempre nos ajuda a refletir e encontrar a melhor forma de ajudar na construção do reino....

    ResponderExcluir
  7. Oi Nani, obrigado pela contribuição que vocês tem me dado, saber que pessoas como vocês comungam com a minha reflexão, me serve de direção e sei que este também é um Caminho.
    Um grande beijo,
    Prof. Domingos.

    ResponderExcluir