Google Website Translator Gadget

domingo, 20 de junho de 2010

Cura de cego de nascença. João 9, 1 - 41.

Nos meus dias de faculdade, aprendi muitas coisas, pois, tive grandes mestres os quais terão a minha eterna admiração. Muito do que aprendi eu carrego comigo e partilho sempre que possível, e este texto do “cego de nascença” é um destes casos. Em uma das minhas aulas meu professor dizia o quanto era importante perceber as diferentes movimentações dos elementos nos textos.
Recentemente escrevi um texto do “endemoninhado geraseno” e a movimentação dos acontecimentos eram semelhantes a uma explosão, ela percorria para todos os lados e de uma maneira ou de outra atingia a todos. De certa forma é sempre assim nos textos bíblicos. Mas nesta analise primeiramente vamos observar os movimentos que acontecem com este homem que nasceu cego.
Ele é judeu e caminha às margens de sua religião, por ser um pecador sem perdão e sem saber o que fez ou o que fizeram.
Cada ciência tem uma linguagem própria e o termo para isso é “Epistemologia”, e a palavra “pecado” para um teólogo significa o mesmo que a palavra “erro” para um sociólogo. Tenha isso em mente, ao ler o texto abaixo, acredito que assim ficará mais fácil a compreensão do mesmo, pois, trata-se de um problema de ordem social.
João (9, 1 – 41) Cura de cego de NascençaAo passar, Ele viu um homem, cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, ele ou seus pais, para que nascesse cego?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus.
Enquanto é dia, temos de realizar as obras daquele que me enviou; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar .
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.
Tendo dito isso, cuspiu na terra, fez lama com a saliva, aplicou-a sobre os olhos do cego e lhe disse: “Vai lavar-te na piscina de Siloé – que quer dizer ‘Enviado’”. O cego foi, lavou-se e voltou vendo claro.
Os vizinhos, então, e os que estavam acostumados a vê-lo antes, porque era mendigo, diziam: “Não é esse que ficava sentado a mendigar?” Alguns diziam: “É ele”. Diziam outros: “Não, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo”. Perguntaram-lhe, então: “Como se abriram teus olhos?” Respondeu: “O homem chamado Jesus fez lama, aplicou-ma nos olhos e me disse: ‘Vai a Siloé e lava-te’. Fui, lavei-me e recobrei a vista”. Disseram-lhe: “Onde está Ele? Disse:  “Não sei”.
Conduziram o que fora cego aos fariseus. Ora, era sábado o dia em que Jesus fizera lama e lhe abriram os olhos. Os fariseus perguntaram-lhe novamente como tinha recobrado a vista. Respondeu-lhes: “Ele aplicou-me lama nos olhos, lavei-me e vejo”. Diziam, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado”. Outros diziam: “Como pode um homem pecador realizar tais sinais?” E havia cisão entre eles. De novo disseram ao cego: “Que dizes de quem te abriu os olhos?” Respondeu: “É profeta”.
Os judeus não creram que ele fora cego enquanto não chamaram os pais do que recuperara a vista e perguntaram-lhes: “Este é vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que agora ele vê?” Seus pais então responderam: “Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego. Mas como agora ele vê não sabemos; ou que lhe abriu os olhos não sabemos. Interrogai-o. Ele tem idade. Ele mesmo se explicará”. Seus pais assim disseram por medo dos judeus, pois os judeus já tinham combinado que, se alguém reconhecesse Jesus como Cristo, seria expulso da sinagoga. Por isso, seus pais disseram: “Ele já tem idade; interrogai-o”.
Chamaram, então, a segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: “Dá glória a Deus! Sabemos que esse homem é pecador”. Respondeu ele: “Se é pecador, não sei. Uma coisa eu sei: é que eu e era cego e agora vejo”.
Disseram-lhe, então: “Que te fez ele? Como te abriu os olhos?” Respondeu-lhes: “Já vos disse e não ouvistes. Por que quereis ouvir novamente? Por acaso quereis também tornar-vos seus discípulos?” Injuriaram-no e disseram: “Tu, sim, és seu discípulo; nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés; mas esse, não sabemos de onde é”. Respondeu-lhes o homem: “Isso é espantoso: vós não sabeis de onde ele é e, no entanto, abriu-me os olhos! Sabemos que Deus não ouve os pecadores; mas, se alguém é religioso e faz a sua vontade, a este ele escuta. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos de cego de nascença. Se esse homem não viesse de Deus, nada poderia fazer”. Responderam-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?” E o expulsaram.
Jesus ouviu dizer que o haviam expulsado. Encontrando-o, disse-lhe: “Crês no filho do homem?” Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu nele creia?” Jesus lhe disse: “Tu o vês, é quem fala contigo”. Exclamou ele: “Creio, Senhor! E prostrou-se diante dele.
Então disse Jesus: “Para um discernimento é que vim a esse mundo: para que os que não vêem , vejam, e os que vêem, tornem-se cegos”.
Alguns fariseus, que se achavam com ele, ouviram isso e lhe disseram: “Acaso também nós somos cegos?”
Respondeu-lhes Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas dizeis: ‘Nós vemos!’ Vosso pecado permanece.”.
João nos apresenta um grande sinal: “... é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus.”, um milagre nunca realizado antes, aquele homem cego em momento algum pediu para que Jesus o curasse, mesmo porque ele não tinha esperança que Jesus pudesse fazê-lo, pois, na história daquele povo, nuca havia acontecido de um cego de nascença vir a enxergar, além disto ele aprendeu de seus pais que, estava pagando pelos pecados de seus ancestrais e o preço era passar toda a sua vida como cego - aqui temos o conformismo, ausência de fé. O que conta aqui é apenas a vontade de Deus apontando para Jesus.
Geralmente quando Jesus realiza algum milagre de cura suas palavras são: “Tua fé te salvou, esteja curado”, são dois movimentos: a cura e a salvação. Esta fórmula não acontece nesta passagem, porque não houve a procura do necessitado, aquele homem estava no Caminho de Jesus, como alguém que fora colocado ali, como quem fora colocado pela mão de Deus - “Ao passar, Ele viu um homem, cego de nascença.”. Seria o equivalente a dizer que: “era necessário que isso acontecesse” que é o equivalente ao dito por Jesus: “mas é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus.”.
Olhando isoladamente para o cego de nascença iremos perceber em suas respostas uma conversão contínua que inicia com um conformismo mórbido que vai se transformando até o seu clímax, aos pés de Jesus, para percebermos melhor vou transcreva-las abaixo isoladamente:
(9, 12) “Onde está Ele? Disse:  “Não sei”;
(9, 17) “Que dizes de quem te abriu os olhos?” Respondeu: “É profeta”;
(9, 24 - 25) “Sabemos que este homem é pecador”. Respondeu ele: “Se é pecador, não sei. Uma coisa eu sei: é que eu e era cego e agora vejo”.
(9, 26 - 27) “Que te fez ele? Como te abriu os olhos?” Respondeu-lhes: “Já vos disse e não ouvistes. Por que quereis ouvir novamente? Por acaso quereis também tornar-vos seus discípulos?”;
(9, 35 - 38) “Crês no filho do homem?” Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu nele creia?” Jesus lhe disse: “Tu o vês, é quem fala contigo”. Exclamou ele: “Creio, Senhor! E prostrou-se diante dele.".
Se percebermos, as suas resposta vão nos mostrando que a conversão daquele homem, parte de um “não sei”,  passa por um “é profeta”, se transforma em “mestre”  (“quereis também tornar-vos seus discípulos?”) e finaliza em um sonoro “Creio, Senhor”. E aquele homem se da conta da divindade de Jesus e ele se prostra diante dos seus pés.
Esta passagem é muito rica em questões sociopolíticas e religiosas, aqui tudo fica ao inverso, os verdadeiros cegos aqui são os fariseus fundamentalistas, e estes sim pagam pelos erros dos seus ancestrais, é o preço da ignorância nós sempre pagamos muito caro e depende de nós impedirmos que este ciclo vicioso se repita com as nossas futuras gerações.
Idéias fundamentalistas sempre existiram e elas são tão perigosas que Jesus afirma que a sua vinda foi para ajudar-nos a discernir, ou seja, para enxergarmos. Textos como: Êxodo (20, 5ss e 34, 7ss), Deuteronômio (5, 9 – 10) “Não te prostrarás diante desses deuses nem os servirás, porque eu, Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniqüidade dos pais sobre os filhos, até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”. Quando em nossa ignorância, ensinamos uma idéia falsa de Deus (que é o mesmo que apresentar falsos deuses), esta idéia segue em nossas gerações, e é este o castigo, este é o preço. Quando assim o fazemos nós cegamos as nossas gerações, (cegos guiando cegos). As exatas palavras de Jesus são: “Para um discernimento é que vim a esse mundo: para que os que não vêem , vejam, e os que vêem, tornem-se cegos” No Aurélio a definição para “discernimento” é: s.m. Ação ou faculdade de discernir. / Juízo, entendimento, critério.
Qual é o critério que nós utilizamos, o de ouvir sem o menor questionamento tudo o que o, padre, pastor, bispo, sacerdote, pai de santo, ministro ou seja lá quem for, disser? Além disso tem um outro problema, eles estão ensinando para os nossos filhos. Não quero generalizar e nem dizer que a culpa é toda dos acima mencionados, mesmo porque, esta culpa é nossa o que nos torna também cegos, e neste ciclo o castigo continua como uma maldição.
No entendimento dos antigos isto é um castigo de Deus, e Jesus está aqui nos mostrando que este castigo é fruto da nossa falta de discernimento, aceitar passiva e pacatamente. Então somos nós castigando a nós mesmos e Deus não tem nada com isso. 
Se você disser a Jesus que Ele é o seu rei. Com certeza a próxima pergunta será: Por que? Respostas como: Porque minha mãe, ou o bispo, me disse. Esta resposta não será aceita, porque é você e o seu coração é que tem que elegê-lo.
Temos que ter discernimento, os fariseus representavam o poder religioso e no entanto quem não tinha entendimento ou critério eram eles, por causa de falsos ensinamentos como: “Deus castiga”, “a ira de Deus cairá sobre vocês”, “você paga pelo pecado dos seus pais”, entre muitos outros.
Aqui em João, Jesus está nos dizendo que: Todo o peso do que cai sobre nós é causa e efeito daquilo que fizemos ou permitimos (voto, lideres, poder religioso, guerras, terrorismos de todos os tipos, fome, violência ...), as pessoas poderosas só o são porque nós consentimos. O que teria feito, Stalin e Hitler, sem apoio. E o massacre do povo Armênio ou Ruanda, o Apartheid, a miséria de Uganda, Afeganistão e o Paquistão, isso tudo não teria acontecido se as pessoas não tivessem apoiado ou passado uma “vista grossa” – o que dá no mesmo. Demos as costas para tudo isso, fingimos que não temos nada com isso, cegos é o que somos, em um momento ou em outro, sempre somos.
Deus é amoroso, justo e verdadeiro, e este verdadeiro Deus é que devemos entender, temos que discernir o certo e o errado e somente isso já nos é complicado até os dias de hoje!
A conclusão para esta passagem e reflexão, são as próprias palavras de Jesus: João (9, 39 – 41) Então disse Jesus: “Para um discernimento é que vim a este mundo: para os que não vêem, vejam, e os que vêem, tornem-se cegos”.
Alguns fariseus, que se achavam com ele, ouviram isso e lhe disseram: “Acaso também nós somos cegos?”
Respondeu-lhes Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas dizeis: ‘Nós vemos!’ Vosso pecado permanece,”.


Seja lá como for a sua conversão, cuide para que ela seja alicerçada no discernimento e também continuamente amadurecida.


Quadro (detalhe): Carlos Araujo - "Cura de cego de nascença" Bíblia - Citações"

36 comentários:

  1. Sempre pensei no cego como uma pessoa que conhece a verdade do reino, tem a chance de mudar algo e mesmo assim não consegue ver a verdade que está na na sua frente, nunca pensei nele como se fosse um deficiente visual....

    ResponderExcluir
  2. Sim, é exatamente isso, só que aqui os cegos são os fariseus, eles tem a chance de mudar e não conseguem ver a verdade.
    Coletivamente não existe uma única forma certa de enxergar e nem um único caminho certo para chegar, o importante é que, visualizando ou caminhando sempre vislumbre Jesus.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Professor lembro da reflexão desse texto numa das nossas aulas aqui na paróquia, não me recordo se com todos esses detalhes...Mas o que me chama mais atenção é o fato dos erros, da ideia errada de Deus que passamos e essa idéia gera então falsos deuses fazendo de nós fariseus, e aí minha reflexao me leva a pensar eu como cristã, agente de pastoral atuante, tenho levado com minha vida e testemunho o Deus que curou o cego ou o Deus castigador dos fariseus? será que minhas atitudes levam ao Deus que liberta ou ao Deus que aprisiona? creio que em especial para aqueles que transmitem a fé e doam suas vidas pelo reino texto leva a uma reflexão também nesse sentido, e traz uma outra vertente, e os nossos questionamentos quando realizados são frutiferos ou só são realizados pelo simples ato de questionar, sem o objetivo de entender, aprender?Não sei se esses eram os caminhos da tua reflexão, mas me levaram repensar...
    Falei muito rs, Obrigada uma vez mais !

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana, esta reflexão está realmente um pouco mais aprofundada sim.
    Quanto às suas preocupações, não se cobre tanto, pois, Deus é mistério e assim como a conversão do cego, que acontece aos poucos, assim segue a nossa compreensão de Deus. A procura dos mistérios de Deus é utópica, o que realmente importa é Caminhar sempre em sua divina direção.
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Oi du vc sempre falou de jesus pra mim vivo raosario falava tambem que bom bj ca

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, minha querida e grande amiga, vocé é muito especial para mim e fico honrado com a sua visita aqui em meu blog.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. Como entender:" e os que vêem, tornem-se cegos"

    Tânia Araújo

    ResponderExcluir
  8. Olá Tânia, seja bem vinda.
    Sua pergunta é muito coerente e espero poder elucidá-la.
    Temos um ditado que diz: “O pior cego é aquele que não quer ver”, isso se aplica a muitas coisas, muitas vezes alertamos um filho ou um amigo com este ditado nos referindo a alguma coisa da vida, ou do dia a dia e nem sempre o aplicamos a coisas visíveis, não é verdade?
    Os profetas sempre aparecem nos momentos mais difíceis do povo, e eles são enviados para abrir os olhos do povo para a verdade.
    A maioria das religiões afirmam ter um papel profético mas, sinceramente, a sensação de poder os corrompem, ou em outras palavras, os cegam. Então os que deveriam abrir os olhos do povo são os mais cegos. “Lobos em pele de cordeiro” também os define muito bem (isso para os que agem desta forma).
    Neste texto Jesus está falando dos fariseus, eles que deveriam estar abrindo os olhos do povo para que enxerguem e no entanto eles tampam os olhos dos seu seguidores. Jesus está abrindo o olho do cego de nascença e o ponto alto desta visão é a resposta daquele jovem: “Eu creio” outra resposta com o mesmo conteúdo seria: ”Eu vejo”. Neste texto, todos os demais são cegos, os pais do jovem tem medo dos sacerdotes, não enxergam a verdade escancarada a sua frente e o poder religioso (fariseus), não querem perder a “mamata” que estão vivendo.
    Resumindo: No texto o único que enxerga é o jovem cego, os outros todos que se dizem enxergar, estão cada vez mais cegos, isso quando se desviam, e consequentemente, desviam os outros do Caminho da Verdade que é o nosso Senhor Jesus.
    Individualmente quando temos dois caminhos que nos levam a Deus, na verdade nenhum dos dois nos levam a Ele. Jesus diz: “Vá e leve apenas um par de sandálias”, na verdade seria o mesmo que dizer: “Vá e que seu Caminho seja um só”.
    São lindas parábolas que nos convidam a refletir e são importantes chaves para que possamos fazer uma boa leitura bíblica e assim não cairmos em diálogos distorcidos da palavra de Deus.
    Muito obrigado pela sua contribuição,
    Domingos.

    ResponderExcluir
  9. oi gostei muito de encontrar sobre este texto aqui , porque estou frequentando a igreja cristã maranata e o obreiro me deu este texto pra eu ler, e grifar o que é profético pra nossas vidas e dizer o que realmente significava o texto. não sei ainda se a parte profética seria apenas esta de enxergar o que antes não via , mas também achei que falava deste assusto aqueles que vêm mas não querem enxergar. abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Josi, fico muito feliz por ser útil, pois, a minha intenção de escrever é sempre a de abrir os olhos e isso só já é um milagre.
    Recomendo que vc leia: (1 Samuel 3,8), O profeta Jonas e Êxodo 3, estas leituras são chamados (convites) do próprio Deus a ser profeta. Perceba que a principio estes não entendem e nem se acham dignos, mas no final eles aceitam e seguem a sua missão.
    Tenho certeza que você vai gostar muito destas leituras, pois, são algumas das minhas preferidas.
    O profeta sempre prima pela Ética em todos os seus níveis, Ex: escravizar também é matar, pois, isso suga a vida do escravizado....

    Espero ter sido útil, um grande abraço.
    Domingos

    ResponderExcluir
  11. tenho dificuldade de bregar a palavra qual o segredo para entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro(a).
      Isso que você tem não é dificuldade, é sede.
      Quando eu senti esta sede eu tinha um grande amigo e teólogo, e eu o questionava com frequência durante as minha leituras... Ele me dava as pistas e não as respostas e assim eu fui caminhando e progredindo - Faça o mesmo.
      Faça muita pesquisa e sempre de espaço para o Espírito agir em você.
      Na internet, escolha sites sérios, porque 90% do que lá se encontra é falso e quando o assunto é Deus as distorções se multiplicam.
      Em meus texto, no meu Blog, eu vou dando pistas sobre a simbologia bíblica e as diferentes formas de se produzir Teologia, acredito que isso possa ajudar muito.
      Ter um sólido conhecimento de quem é Deus pra você, afim de ter um crivo para as suas conclusões e nunca trair esta verdade, pois quem tem dois caminhos que levam a Deus na realidade está perdido neles.
      A Paulus tem um Box com três volumes que se chama “Comentário Bíblico”, que dá ótimas pistas para suas pesquisas, você não precisa concordar com os comentários mas ele sempre trás boa uma luz.
      E por ultimo e o mais importante é: fazer uma oração pedindo a ação do Espírito Santo em você, uma que funciona para mim é aquela: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
      Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.”
      E se depois disso você não falar nada daquilo que você pesquisou, procurou, até perdeu o sono, não se preocupe, pois, isso é o Espírito Santo agindo em você.
      Se mesmo assim está sede não passar vá fazer Teologia, Deus quer mais de você.
      Muito obrigado pela sua presença, e quero me por desde já a sua disposição para quaisquer dúvidas.
      Um fraterno abraço,
      Domingos.

      Excluir
  12. Boa Tarde. Gostaria de entender a seguinte passagem, pois sou catequista e gostaria de melhor transmitir a explicação para meus catequizandos: Seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, ele ou seus pais, para que nascesse cego?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas é para que nele sejam manifestadas as obras de Deus.
    Enquanto é dia, temos de realizar as obras daquele que me enviou; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar .
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora, seja bem vinda.
      Os judeus do tempo de Jesus acreditavam que um miserável era miserável por ter pecado, um leproso era leproso porque havia pecado, uma pessoa ficava cega por ter pecado.... este tipo de coisa. Mas aquele cego era cego de nascença e é por isso que este questionamento era bem pertinente (Quem pecou ele ou os pais dele?). Isso era o que se entendia no judaísmo.
      Ninguém jamais havia visto um cego de nascença recuperar a visão, dai vem a manifestação das obras de Deus. Jesus tem uma missão e Ele tem que cumprir tudo o que foi profetizado sobre a vinda do messias.....
      Na parte do “Enquanto é dia”, Jesus é a Luz do mundo (dia) e a sua morte está chegando (noite) então tudo deve ser cumprido neste tempo....
      Neste texto muitas linhas podem ser seguidas, poderíamos afirmar também que os verdadeiros “cegos” são os que não veem a verdadeira Luz em Jesus, estão “cegos” desde pequenos pois aprendem com seus pais que também o são. Aquele rapaz cego passa a ver a Luz do mundo e isso pode ser entendido como a conversão dele.
      Espero que tenha ajudado, boa sorte e parabéns pelo seu trabalho.
      Um grande e fraterno abraço,
      Domingos de Jesus Colonhesi.

      Excluir
  13. mas porque os discipulos perguntou: " quem pegou, Ele ou Seus pais?.

    porque fizeram esta pergunta? por acaso os discipulos acreditavam na encarnaçao???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O judaísmo no tempo de Jesus e mesmo até antes dele, acreditava que o pecador dos pais eram transmitidos para os filhos, mais ou menos como a genética de hoje em dia. Naquela época um grande pecado cometido era como uma maldição que perdurava por gerações, no Antigo Testamento existem inúmeros exemplos disso.
      Eles acreditavam que a imortalidade das pessoas estava na lembrança que suas gerações mantinham a respeito daqueles que já se forem.
      Obrigado Esdras pela sua colaboração.

      Excluir
  14. oi gostaria de entender esta parabola pros dias de hj ?

    ResponderExcluir
  15. ola eu sou adventista e tenho muita dificuldade em falar sobre as maravilhas do criador eu começo a gaguejar e perco a fala voçe poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderia te ajudar sim, entre em contato novamente pelo meu email: djcolonhesi@me.com.
      Abç

      Excluir
  16. Está lição é maravilhosa.porque os pais do jovem temeram em falar q o jovem tinha sido curado por Jesus?

    ResponderExcluir
  17. Está lição é maravilhosa.porque os pais do jovem temeram em falar q o jovem tinha sido curado por Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por medo das consequências, pois, a resposta errada poderia por em risco até as suas próprias vidas no judaísmo daquela época.

      Excluir
  18. Interessante é o tratamento diferenciado que Jesus da para dois personagens com a mesma deficiência visual:Para Bartimeu apenas o poder de uma palavra e para o cego de nascença Jesus utiliza a saliva misturada ao barro para faze-lo torna a vê. Porque essa diferença Domingos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto, muito pertinente a sua pergunta, prometo que ainda hoje lhe envio a resposta.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Olá antes de mais nada muito obrigado pela sua colaboração.
      A diferença da cura deste cego e a do cego Bartimeu é que: No texto de Bartimeu a fé dele que o cura, aqui existem, desejo e esperança de ser curado. Ja no cedo de nascença o movimento é diferente, não existem, fé e nem esperança e sim um conformismo por jamais um cego de nascença ter sido curado antes.
      Nos dois casos os personagens estão no Caminho de Jesus (missão de Jesus), no caso do cego de nascença é Jesus que o encontra e diz: "é para que nele seja manifestada as Obras de Deus.", por isso os gestos de Jesus são os mesmos do Criador:
      Fazer barro (Adão), o Divino Oleiro; se lavar na piscina de Siloé (significado: piscina do enviado) e como ja sabemos, Jesus é o Enviado. Todo este movimento faz um elo de ligação entre a Criador e Jesus. Na missão de Jesus esta cura é incontestável, os fariseus tentaram, mas não tinham como desabona-la, somente a manifestação de Deus em Jesus poderia realizar um feito semelhante.
      E esta é a diferença entre a cura pela fé e a cura pela Manifestação do Divino.
      Espero ter colaborado com a sua dúvida.
      Muito obrigado.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Gostaria de saber se o senhor sabe uma base de quantos anos ele tinha?

      Excluir
  20. Refaço a pergunta do Gilberto, Jesus em certas curas nos cegos e mudos usou saliva, em outras somente palavras, vc pode nos expor/diferenciar essas forma que Cristo agiu professor Domingos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito pertinente a sua pergunta, prometo que ainda hoje lhe envio a resposta.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Olá antes de mais nada muito obrigado pela sua colaboração.
      A diferença da cura deste cego e a do cego Bartimeu é que: No texto de Bartimeu a fé dele que o cura, aqui existem, desejo e esperança de ser curado. Ja no cedo de nascença o movimento é diferente, não existem, fé e nem esperança e sim um conformismo por jamais um cego de nascença ter sido curado antes.
      Nos dois casos os personagens estão no Caminho de Jesus (missão de Jesus), no caso do cego de nascença é Jesus que o encontra e diz: "é para que nele seja manifestada as Obras de Deus.", por isso os gestos de Jesus são os mesmos do Criador:
      Fazer barro (Adão), o Divino Oleiro; se lavar na piscina de Siloé (significado: piscina do enviado) e como ja sabemos, Jesus é o Enviado. Todo este movimento faz um elo de ligação entre a Criador e Jesus. Na missão de Jesus esta cura é incontestável, os fariseus tentaram, mas não tinham como desabona-la, somente a manifestação de Deus em Jesus poderia realizar um feito semelhante.
      E esta é a diferença entre a cura pela fé e a cura pela Manifestação do Divino.
      Espero ter colaborado com a sua dúvida.
      Muito obrigado.

      Excluir
  21. Olá, na quele tempo a maioridade era a partir dos 12 anos. E nos textos bíblicos, quando não se menciona o nome da pessoa, é porque esta informação é irrelevante. Mas quando eu imagino este personagem eu sempre imagino uma pessoa com 19 ou 20 anos.
    Ele certeza tinha mais que 12 anos.
    Obrigado e volte sempre por aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Irei pregar sobre este tema! Obrigada muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia , Senhor Domingos li um texto a sima e vi que a curiosidade da pessoa em aprender sobre a Palavra e oque se tá passando através da bíblia da leitura , no meu tenho muita dificuldade de entender as coisa por falta de Estudo, mais sei ler sim Deus da a Sabedoria mesmo assim, ou eu posso continuar lendo lendo isso seria em vão ler sem ter conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Acredito sim nós dons que Deus nos dá e conheci muitas pessoas sábias que aprenderam sozinhas. No meu caso eu tive que estudar mesmo.
      Não podemos esquecer que Jesus foi mestre (professor) por 3 anos e não foi fácil para Ele, não é verdade. Tudo depende de quão fundo vc quer mergulhar nas Sagradas Escrituras.
      Se quiser uma dica, questione tudo, texto, pastos, padre... seja lá o que for sempre usando o crivo do seu conhecimento sobre Deus.

      Excluir