Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vida após a morte, como se daria?






Este assunto inquieta muita gente, quero aqui colocar alguns aspectos, bíblicos, para levantar mais questionamentos do que oferecer respostas, como teólogo é óbvio que tenho minha opinião formada e alicerçada em meus conhecimentos, mas algumas coisas que são interiores o melhor é cada um de nós formar a sua própria e acredito que este assunto seja um destes casos que irá contribuir em nossa caminhada.
Com este passeio bíblico quero mostrar alguns elementos para contribuir com este questionamento que todos temos: Quando morremos o que acontece, adormecemos e ficamos esperando, vamos direto para o Céu, somos julgados e sentenciados? Por ser um teólogo, aqui está desconsiderada a hipótese da morte ser o fim.
Algumas linhas do cristianismo, baseados também em textos bíblicos, afirmam que no Céu estão somente, Deus-Pai, Jesus e o Espírito Santo. Quero aqui colocar um pouco de lenha nesta fogueira e apresentar momentos bíblicos não mencionados por estas linhas cristãs. Isso somente para fortalecer o diálogo.
Sei que alguns vão contra argumentar com outras passagens bíblicas, e não ha nada de errado em fazê-lo, pois, Jesus fez o mesmo nas tentações contra o diabo* onde o demônio se utilizou de textos bíblicos para tentá-lo e Jesus também se utiliza da mesma fonte para derrubar os argumentos, igualmente legítimos. Mateus (4, 1).  Uma das coisas que aprendi com este duelo de Jesus com o demônio foi que: não se avalia a parte pelo todo!
Tendo isto em vista levantei alguns versículos da bíblia que acredito nos nortearam nesta caminhada.
Em Gênesis (5, 24) “Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou”, e também em Eclesiástico (44, 16) “Henoc agradou ao Senhor e foi arrebatado, exemplo de conversão para as gerações.”.  Elias em 2 Reis (2, 1) “Eis o que aconteceu quando o Senhor arrebatou Elias ao céu no turbilhão”, ou em Eclesiástico (48, 9) “que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo”. O profeta Eliseu, súdito de Elias – Eclesiástico (48, 13 – 14) “Nada era muito difícil para ele: até morto profetizou. Em vida fez prodígios; morto ações maravilhosas.”.
Com Moisés acontece algo diferente, no relato de sua morte ele sobe no monte Nebo, contempla a terra prometida e morre: Deuteronômio (32, 48 – 52) “Neste mesmo dia, o Senhor falou a Moisés: ‘Sobe a esta montanha dos Abarim, sobre o monte Nebo, na terra de Moab, diante de Jericó, e contempla a terra de Canaã que eu dou como propriedade aos israelitas. Morrerás no monte em que tiveres subido e irás reunir-te aos teus, assim como o teu irmão Aarão, que foi reunido ao seu povo no monte Hor, pois fostes infiéis a mim no meio dos israelitas, junto às águas de Meriba-Cades, no deserto de Sin, não reconhecendo a minha santidade no meio dos israelitas. Por isso contemplaras a terra à tua frente, mas não poderás entrar nela, na terra que estou dando aos israelitas.” Neste texto, Deus diz a Moisés que ele irá “morrer” e encontrar-se-á com os seus, o que inclui Aarão, até aqui tudo bem!
Aarão também morreu e Deus disse que ele havia ido encontrar-se com o seu povo mas, eu soube que ele foi visto por alguém no Céu passeando com o mendigo Lázaro: Lucas (16, 22) “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”.  Levado para o seio de Abraão é um termo na tradição judaica que quer dizer: “reunir aos teus” mesma fórmula de Deuteronômio (32, 50) “...irás reunir-te aos teus ...”. Todos aqui quando morreram foram “reunir-se aos teus”, assim como Moisés mas, se Moisés morreu, o que ele faz, inclusive revestido em Glória na Transfiguração? (Lucas 9, 31) O próprio Deus disse a Moisés que ele morreria, isso foi em 1.250 A.C, estaria Deus brincando com Moisés? É óbvio que não, então posso concluir que, se Moisés foi reunir-se com Aarão e o seus, e no Evangelho Moisés está no Céu, todos eles estão, junto com Henoc, Abraão, Elias, Eliseu e o mendigo Lázaro...
A diferença está no que entendemos por morte, particularmente, gosto de compará-la ao nosso nascimento, como quando saímos do ventre, é a versão de morte que melhor responde as minhas expectativas e o que preenche a minha compreensão do que é, misericórdia, justiça e o amor divino. Considerando que estamos no ventre materno e que no mundo externo existe uma sociedade rica em valores morais e éticos. Temos um pai e uma mãe que ainda não os vimos mas, eles nos dão carinho, amor, proteção e nos alimentam – até então para nós são semelhantes a Deus. Podemos considerar o nosso universo um imenso e divino útero e quando morremos, na verdade nascemos.
Quando morremos aqui, acredito que vamos incompletos e que temos muito que aprender e que temos muito a fazer, se Deus trabalha tanto, que se faz necessário o seu descanso (sétimo dia), que dirá nós, a final e novamente a exemplo do nosso nascimento, ninguém vem a este mundo pronto.
Seguir além seria especulação mas, eu anseio por este meu futuro nascimento e também a exemplo do ventre, não desejo antecipá-lo, não é por medo e sim por amor a este Deus que é Pai do meu Irmão Jesus. Assim como o fim ultimo da água de um rio é encontrar o oceano, o fim último do humano é encontrar Deus face a face. Enquanto isso não acontece, faça algo de bom para este mundo que também é seu.


Quadro: Carlos Araujo - "Transfiguração" retirado de seu Livro "Bíblia - Citações"

21 comentários:

  1. Realmente professor... esse é um assunto inesgotavel..mas sua reflexão joga um pouco de luz...reforça a ideia que tenho de que de Deus viemos e para ele ansiamos voltar mas enquanto isso precisamos descobrir o que ele quer de nós e tentar deixar alguma marca boa no mundo..Obrigada uma vez mais!

    ResponderExcluir
  2. É Eliana, acredito que a pergunta é pelo que, e já temos a resposta e é pelo Reino, ou seja por um mundo justo e de amor.
    Eu costumo recomendar um documentário que se chama: "Quem somos nós", ele afirma que tudo que fazemos para o bem ou não, tem reflexo no universo inteiro, porque tudo está conectado, até as nossas intenções o afetam. Que Deus nos de sabedoria para saber fazer e escolher o Bem.

    ResponderExcluir
  3. onde ta moises e abrao?no ceu com jesus ou esperandp julgamento.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Partindo do princípio, que na bíblia não ha contradição, vou buscar a resposta para esta pergunta nas palavras de Jesus: Lucas (9, 27) – ““Eu vos digo, verdadeiramente, que alguns dos que aqui estão presentes não provarão a morte antes de terem visto o Reino de Deus”.
    Mais ou menos oito dias depois dessas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago.... E eis que dois homens conversavam com ele: Eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, falavam do seu êxodo que se consumaria em Jerusalém.”. Quanto a Abraão, Jesus, contando varias parábolas em Lucas, nos diz: (16, 22 - 23) - “Aconteceu que o pobre e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na mansão dos mortos, em meio a tormentos, levantou os olhos e viu ao longe Abraão e Lázaro em seu seio.”
    Poderíamos entrar na área da metafísica, para tentar entender a dimensão em que o Reino se encontra, onde não há tempo e nem espaço, e nós desta nossa dimensão não somos capazes de entende-la.
    Acho que estes textos, extraídos das palavras de Jesus, respondem que eles estão no Reino de Deus e o Reino é o Céu.
    Espero ter ajudado.
    Obrigado,
    Domingos.

    ResponderExcluir
  5. (Eclesiastes 9:5-10) “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma; não têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. O seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram; já não têm parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Vai, come com alegria o teu pão, e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada de tuas obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade. Porque esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol. Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, pois na sepultura, para onde vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

    ResponderExcluir
  6. (Jeremias 2:34) “Nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados, embora não apanhaste no ato de roubar”.

    (Gênesis 2:7) “Formou o senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente”.

    Espírito não é pessoa, é uma força que nos anima, nos dando consciência, nos tornando almas viventes

    ResponderExcluir
  7. (Ezequiel 37:12-14) “Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair delas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Então sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas, e vos fizer sair delas, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor”.

    Deixa clara a total inconsciência da pessoa após a morte, Deus disse que somente após ele colocar seu Espírito, (Fôlego de vida) no seu povo que estavam em suas sepulturas que eles iria saber o que aconteceu, óbviamente por estarem inconsciênte.

    ResponderExcluir
  8. Resulmindo, o homem não existia antes de Deus o modelar do pó da terra e por o fôlego de vida (Espírito) nele para que então se tornace alma vivente, quando se morre acontece o contrário, o homem volta para a terra e o que o animava volta para Deus, ou seja, o homem volta a condição de antes de ser modelado do pó e recebido o fôlego de vida, uma condição de inexistência.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Sr. Marcos, procuro sempre escrever baseando-me nos ensinamentos de Jesus, que é o máximo da revelação de Deus.
    Assim como os seus argumentos estão todos baseados no Antigo Testamento, os meus estão baseados no Novo Testamento e nas palavras de Jesus, as quais eu prefiro, pois, o meu mestre é Ele e também é Ele que diz: “Em verdade, em verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.”.
    Se alguma coisa do que eu escrevi for mentira me submeto ao julgamento do Espírito, pois, é através dele que eu, este servo inútil humildemente se manifesta.
    No deserto Jesus é tentado e as palavras que o “demônio” se utiliza são as da Bíblia, e as contra argumentações de Jesus também. Este dialogo decorre com as palavras: “está escrito...” e as palavras de Jesus são: “mas também está escrito que...”.
    Mesmo assim quero agradecer a sua presença e suas criticas, elas são e sempre serão muito bem vindas.
    Sds,
    Domingos de Jesus Colonhesi.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, achei o texto e os comentários bem interessantes.
    Em relação ao texto o correto não seria que após a nossa morte estariamos inconsientes (sem existência) e só quando viesse o juizo final é que seriamos ressucitados? digo isso baseado no capitulo 15 de 1 corintios e no final do livro apocalipse.

    Só queria ressaltar que não estou afirmando é apenas algo que acho que deveriamos considerar, não acha?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Cruzada, legal que você gostou, quanto a sua afirmação eu acredito que não, pois, não podemos analisar a parte pelo todo. Deus arrebatou Enoc para junto de si, a Carroagem de Fogo que conduziu Elias não era um carro funebri, Jesus teria acordado Moisés e Elias somente para sua Transfiguração, etc....
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Ora se Abrão,Moisés,Enoc,Elias etc.estão no céu como pode explicar joão 3:13 onde Jesus disse: ninguém subiu ao céu a não ser o que desceu...joão 5:25-29.Em verdade vos digo ,que vem a hora,e agora é em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus,e os que a ouvirem viverão....eu entendo que no dia em que jesus voltar para levar a igreja verdadeira,os mortos em cristo serão ressuscitados.se formos direto pro céu e pro inferno anula-se a ressurreição na volta de cristo.acredito em um descanso de toda obra de cada individuo aqui nessa terra como diz a palavra de Deus,podemos chamar de reencarnação,nada a ver com doutrina cristã,e sim com espiritismos>Isso é uma porta para Heresias,o que acredito é que os mortos em cristo jesus ao de ressuscitar na volta de cristo.Deus é o alfa e o omega,o início e o fim,ele está ascima de todas as coisas incluindo céu.ninguém pode está onde ele está a não ser o filho.seu trono é alto que nos estamos em baixo de seu dedão como poeira.Acredito que irrão ressuscitar no grande dia do SENHOR JESUS,a sua esperada volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito interessante o seu comentário e desde já agradeço sua presença.

      Bom vc fez uma colocação a partir de um texto bíblico assim como eu o fiz, então me diga qual dos textos não estão dizendo a verdade. Jesus disse que não se alterara nenhum "i" das escrituras, e João não tem este poder de alterar o que está escrito. Também não podemos nos apegar apenas há um versículo e termos como verdade absoluta, o demônio fez isso no deserto com Jesus, lembra?
      Estudar as Escrituras é muito importante, para quem assim quer fazer, nos atermos a apenas uma opinião fechada é limitar a Revelação de Deus.
      Deus não está limitado ao tempo, por isso Ele é o Alfa e o Ômega, em seu Reino o que foi e o que será, já "É".
      Julgar a parte pelo todo, não é uma prática muito justa.
      Reflita mais quando ouvir, ou ler as Escrituras.

      Um grande e fraterno abraço,
      Domingos de Jesus Colonhesi.

      Excluir
  14. Ieda Maria Coelho Costa17 de junho de 2014 às 22:04

    É por isso que tenho até certeza que quando chegar o momento que Deus quer levar alguém, independente da sua vontade, Nosso Pai celestial conhece a todos pelo próprio nome e diz: Seja bem vindo fulano e estará de braços abertos para acolher!

    ResponderExcluir
  15. Paulo diz que está ordenado ao homem morrer uma única vez, no entanto alguns acreditam que Lázaro morreu duas. Hoje em dia sabemos que os médicos muitas vezes trazem o morto de volta, pois o laço ainda não foi cortado, ora, uma vez cortado, não há como voltar na mesma carne. Se assim não fosse, massagens depois de muito tempo resolveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom o que Jesus fez nem a medicina mais moderna dos dias de hoje conseguiriam fazer, no texto está escrito que o corpo já estava em decomposição (fedia).
      Paulo faz sim esta afirmação de que só se pode morrer uma vez e Jesus faz trás Lazaro de volta à vida. Bom, entre o que Paulo falou e o que Jesus fez, eu fico com Jesus. ("Não é o servo maior que o seu Senhor").
      Obs: seis dias depois os Judeus mataram Lazaro novamente.
      Obrigado pela sua contribuição.

      Excluir