Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contradição Bíblica? Gênesis (2, 2-3) João (5, 17).

Certa vez um amigo, neo-pentecostal e fundamentalista, me perguntou: “A bíblia menti?”, respondi que não e em seguida me ele me fez outra pergunta: “Porque então você estuda a bíblia, não seria só ler?” e novamente respondi que não!



O questionamento deste meu amigo é muito válido e a resposta que me pareceu mais apropriada foi com um confronto entre dois textos bíblicos.

Se basta eu ler a Bíblia e ela não mente me explique estes dois textos? Estudando-os eu posso explicá-los mas, apenas lendo, seria forçado a dizer que: alguém ai está mentindo! Genesis (2, 2-3) afirma que: “Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda obra que fizera.”. Já em João (5, 17) é o próprio Jesus quem faz outra afirmação: “...“Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”.”.

Ao concluir eu o questionei novamente: Qual dos dois está mentido, o evangelista João ou Gênesis, já que você afirma não ser necessário estudar a bíblia? E este meu amigo não encontrou resposta para as minha questão e infelizmente ele não continuo o dialogo.

É óbvio que se faz necessário estudar, se não, o que Jesus fez durante três anos de sua vida com seus discípulos? A própria palavra “discípulo” que, segundo os dicionários quer dizer: Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno – vem do latim “discipulu”.

No Evangelho de João, Jesus é categórico em afirmar que seu Pai trabalha até agora, quer dizer ainda não descansou mas, o que Ele poderia estar querendo nos revelar com isso?

A Obra de Deus é desde a Criação até a instauração do seu Reino na terra, o universo está ai, podemos vê-lo, as águas, as plantas, a luz, os animais e nós (humanos), mas o Reino aqui, ainda não! Jesus também ensinou-nos a pedir pela vinda deste Reino: Mateus (6, 10) “venha o teu Reino, seja feita a tua vontade na terra, como no céu.”. Outra vez a mesma afirmação de Jesus que em outras palavras pede: que o Reino de Deus se realize na terra, assim como é no Céu.

E o que está entre nós e conclusão do Reino de Deus é a nossa semelhança com Ele, pois, a imagem está pronta e é em Jesus que a encontramos. Mas também é Nele que encontramos a diferença, justamente por não sermos a semelhança de Jesus e seu Pai!
Deus se fez homem em Jesus, somos parecidos com Ele em seu aspecto físico, mas e quanto a semelhança? Jesus nos mostrou um humanismo que estamos muito aquém deste modelo que seria a nossa “semelhança” com Deus.

À toda obra que Deus fez, a fórmula “e viu que era bom” se repete e no sexto dia Ele viu que era “muito bom” e este “muito bom” foi no dia da Criação do humano. E o que fizemos foi, guerras, falsos profetas, inversão de valores, dependências inerentes ao capitalismo e em nome deste capital escravizasse nações inteiras e muitas outras formas criativas desta “desumanidade”. Podemos avaliar isto tudo e ver um “muito bom” ou se quer um apenas “bom”? Deus também, ainda não!

Para responder completamente temos que voltar ao texto que se refere ao sexto dia em Gênesis (1, 26) “Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”....Deus viu tudo que tinha feito: e era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. Assim foram concluídos o céu e a terra, com todo o seu exército.”.

A resposta, que para mim é a mais adequada é que: Estamos no sexto dia! O ser humano ainda é uma obra inacabada e isso me enche de esperanças, quero fazer parte da criação deste Reino de Deus. Qualquer coisa que se faça nesta direção responde aquela questão que todos nós temos: O que Deus quer que eu faça? O que Ele quer de mim? E aqui está a sua resposta: O que quer que você faça, faça pelo Reino de Deus aqui, neste tempo e sem perda de tempo!

Tenha um bom dia e até amanhã!

8 comentários:

  1. Se já era bacana, mais bacana ficou com as obras do Carlos Araujo!
    Grande abraço, meu caro!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, quando você se põe a serviço de Deus você tropeça com os seus Anjos!
    E você Marcos, é um deles, meu grande mestre Marcos.
    Um grande e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto especialmente o último paragrafo, jogou boas luzes na minha reflexão!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom Eliana, fico feliz com a sua contribuição e apoio.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Caro Domingos!...

    Ao ler seus comentarios, porque alguem me indicou seu site, gostaria de deixar minha contribuição, ou seja meu modo de ver seu questionamento, sobre quem estaria mentindo, se Moises ou o evangelista Joao. Em meu modo de ver, nenhum deles, pois eles apenas relataram o que Deus e Jesus falaram... e tambem nao seriam eles que estariam em contradicao. Para isso precisamos saber qual o contexto em que foram escritos os versos citados.
    No primeiro, Moises descreve a Criação e o estabelicimento de um memorial em honra a sua obra, que foi estabelecido no tempo, ou seja, no 7o. Dia como sabado de repouso. Ja no contexto de Joao, Jesus (o Criador) se refere ao trabalho de Deus em favor da restauração do ser humano, obra prima de sua criação, que foi escravizado pela entrada do pecado, (depois do estabelecimento do sabado). Infelizmente, os judeus, os religiosos da epoca, haviam estabelecido normas regulamentadoras para a guarda do sabado, (e ainda as mantem), tais como: nao poder carregar um lenço nas vestes, mas se o mesmo fosse costurado nelas, ai nao haveria problema, pois faria parte do vestuario... Nao poder andar mais que 1 Km (aproximadamente), hoje ainda nao apertam o botao do elevador no 7o. dia,... enfim seriam mais de 600 regulamentos...
    Jesus estava mostrando a maneira correta de se guardar o sabado, ou seja, restaurando as pessoas que tiveram suas vidas destruidas pelo inimigo, portanto, fazer o bem nao seria transgredir o sabado... Da mesma forma, ensinava a Sua Palavra, no templo e nas sinagogas. Em outra ocasiao Jesus perguntou aos religiosos da epoca, mas que estavam errados em suas posicoes, embora fossem profundos estudiosos das Escrituras: "Que vos parece, é licito, no sabado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixa-la perecer? Luc.6:9; Mat.9:10-12.
    Dessa maneira, entendo que, o Criador trouxe o homem a existencia como obra prima da criacao, e entao estabeleceu um memorial no tempo, e naquele dia apos a criacao, Ele descancou, e ordenou ao ser humano se lembrar de honra-lo no setimo dia. No entanto depois da entrada do pecado, que trouxe tanta miseria ao ser humano, O Criador nao se cansa de trabalhar para resgatar o ser humano. Segundo o livro de Hebreus, temos um sumo sacerdote no ceu, que opera nossa salvacao. (Heb.4:15-16, 8:1-2, 7:25) Para salvar, ou seja, restaurar o ser humano, libertar da escravidao provocada pelo pecado em nos e de sua presenca em nosso meoi ambiente, Ele, o Criador, nao se cansa de trabalhar!... Deus seja louvado por isso!

    ResponderExcluir
  6. Olá, suas observações são muito oportunas e precisas, agradeço desde já.
    Jesus crítica sua própria religião, no sentido construtivo e todos os grandes o fizeram, porque o poder corrompe e isso é inaceitável, pois a corrupção e a ignorância é que desencaminha a humanidade. Foi inclusive por este motivo que os profetas e nosso Senhor Jesus Cristo, sofreram perseguições e foram mortos. Eles queriam abrir os olhos, para combater a ignorância e consequentemente combater a corrupção.
    Nós poderíamos utilizar a bíblia para afirmar qualquer coisa que quiséssemos. Ex: deposite em minha conta bancária todo o dinheiro que você gasta com: seguros, saúde, remédios, segurança, educação... (O “demônio” tenta Jesus no deserto se valendo da bíblia) poderíamos utilizá-la para isso mas, a verdade é uma só. Eu posso questionar a sua verdade a fim de contribuir para que ela cresça e também conheçamos ainda melhor o nosso Deus enquanto mistério e esse caminho é eterno, é como que se quiséssemos alcançar o pôr-do-sol, sei que não é possível mas, podemos continuar caminhando.
    O que quero dizer é que o dialogo é muito importante ele deve servir para nossa humanização e não para nos digladiarmos.
    Neste texto eu deixei de forma bem clara que se tratava da minha e exclusiva opinião, a idéia de confrontar os textos: “Deus trabalha até agora e eu também trabalho” com ‘imagem e semelhança” me abre a possibilidade de também trabalhar, contribuindo assim com a Obra de Deus (Criação), e vejo que isto é muito bom, tanto para mim quanto para todos que assim pensarem.
    Sua reflexão é construtiva e também é a de um verdadeiro Cristão, fico feliz por isso e muito grato.
    Sei que muito do que escrevo é polemico mas, também sei que muito é libertador e tenho feito as pessoas pensarem e muitas vezes até ler a bíblia, habito deixado de lado por muitos Católicos.
    Gostei muito das suas colocações, acredito muito no dialogo franco e mais uma vez, muito obrigado!
    Domingos.
    P.S. "Porque a Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo". João (1, 17)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, gostei muito, é vendo Homens como vocês que ainda se mantém a esperança do Eterno em nossas vidas por intermédio de seu filho Yeshua, me faz lembrar as passagens em que Yeshua nas sinagogas ensinava e ao mesmo tempo as vezes se confrontava em meio a certos questionamentos quanto a Torah! mas ele nunca abandonava seu povo.Realmente a pergunta direciona pra uma resposta, e essa resposta sempre vem do nosso Senhor quando andamos no seu Caminho! Shalom a todos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito em Comum a estes dois amigos: Carlos e Domingos. Pois sou artista plástico e teólogo. Amo a leitura da Bíblia no modo patrístico, na espiritualidade que sabe perceber nos simbolos e imagens da sagrada escritura verdades tão profundas e inesgotáveis. A solução literaria para expor as verdades mais profundas é o conto, é a parábola, é a poesia, é o simbolo, é a imagem. Infelizmente o homem ocidental e moderno se encontra em grande dificuldade de apreender com seu critério de confundir verdade com fato (história moderna), verdade com mensuravel (critério científico). Paradoxalmente o positivismo tornou o homem cego, incapaz de entender e descobrir perólas verdadeiras em contos. E, como tolo, o homem sabido (mas não sábio) e cheio de ciência, diante dos dois relatos da criação (Gn), terá que decidir : decidirá: um dos relatos é mentiroso, ou... ambos são. Meu nome é Alberto Antonio Moreira.

    ResponderExcluir